top of page

O que é o Design Thinking e como aplicá-lo?

  • Foto do escritor: Renato Sanches
    Renato Sanches
  • 19 de fev. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 29 de mar. de 2024




Design Thinking é um termo que tem ganhado destaque no mundo dos negócios. Muitos estudantes e leitores têm curiosidade sobre o que é e como pode ser aplicado. Este texto irá esclarecer essas dúvidas e informar que a AVALORE está se preparando para lançar um curso abrangente ainda no primeiro semestre de 2024 para capacitá-lo nesta metodologia eficaz.


Contrariando as percepções iniciais, o Design Thinking não é uma competência exclusiva de designers ou de indivíduos com um conjunto específico de habilidades. Na verdade, qualquer pessoa, incluindo você, leitor, pode aplicá-lo. As metodologias mais eficazes são notáveis por sua praticidade e solidez.


O Design Thinking é fundamentalmente uma estratégia para inovação - uma inovação que será efetivamente implementada. É um processo iterativo que envolve tentativa e erro, onde buscamos compreender um problema, desafiar conceitos, hipóteses e pressupostos, e constantemente redefinir os problemas que enfrentamos. O objetivo é identificar estratégias e soluções alternativas que podem não ser evidentes no início. No entanto, a metodologia não se limita apenas a identificar problemas, mas também a resolvê-los.

O termo “Design Thinking” refere-se à mentalidade de repensar e tentar redesenhar produtos, serviços e processos para atender às necessidades de um cliente. Esse cliente pode ser quem paga por esses produtos ou serviços, ou até mesmo outra área de sua organização.


Entendendo o Design Thinking 


O Design Thinking é uma abordagem que envolve um profundo interesse em entender as pessoas que usarão um determinado produto ou serviço, bem como suas necessidades que as levam a procurar esses produtos ou serviços. Portanto, um “Design Thinker” deve se esforçar para ter empatia com essas pessoas e com o propósito que elas pretendem dar ao que adquirem.

O trabalho de Design Thinking deve ser realizado de maneira sistemática, permitindo a extração, ensino, aprendizado e aplicação de técnicas de resolução de problemas centradas no ser humano. Isso busca utilizar a criatividade tanto na solução de problemas quanto no desenvolvimento de produtos e serviços, no mundo dos negócios e na vida pessoal.

Se você tem dúvidas sobre a eficácia e importância do Design Thinking, saiba que empresas como GE, Apple, Google e Samsung já o adotaram e é ensinado de forma sistemática em algumas das maiores universidades do mundo, como Stanford, Harvard e o MIT.


Objetivo do Design Thinking 


O objetivo do Design Thinking é simples: estabelecer a correspondência entre as necessidades humanas e os recursos técnicos disponíveis. É importante destacar que estamos falando de uma abordagem para resolver problemas, o que está muito conectado com um dos princípios mais discutidos em todos os nossos cursos da formação Seis Sigma, que é a necessidade de adotar apenas tecnologias confiáveis.

Além disso, destaca que muitas vezes existem várias soluções sofisticadas para resolver um problema, mas que não estão disponíveis para a equipe. Portanto, um dos objetivos é buscar a solução dentro dos recursos disponíveis.

Para conseguir isso, é necessário utilizar a capacidade inata de todos de ser intuitivo, reconhecer padrões, desenvolver ideias e se expressar em mídias, palavras ou símbolos, para criar coisas que tenham significado funcional e, de preferência, emocional. Também é necessário entender as restrições do seu projeto, pois são elas que determinam o que é ou não viável. Restrições podem ser, por exemplo, finanças limitadas, tamanho do espaço físico no qual você pode alocar equipamentos, ou qualquer aspecto físico ou psicológico que limite suas opções.


Como aplicar o Design Thinking hoje? 


Além do treinamento formal que estamos preparando para capacitá-lo completamente e certificá-lo nesta poderosa metodologia, existem maneiras muito simples de aplicar o Design Thinking. O primeiro passo é questionar o problema! Em nossa experiência de consultoria, vemos com frequência empresas desperdiçando uma enorme quantidade de tempo e recursos financeiros para tentar resolver algo que não era, de fato, o problema que causava as complicações percebidas.

Depois de questionar o problema e verificar qual era realmente a necessidade a ser atendida, seu próximo passo será questionar as hipóteses levantadas e o conhecimento que se acredita ter adquirido sobre este problema, e pensar sobre as consequências tanto das antigas quanto das novas hipóteses.

Algumas ferramentas muito úteis para isso são os diagramas de Causa-e-efeito (Ishikawa), a técnica dos “cinco por quês”, e as famosas sessões de Brainstorming, que recomendamos que sejam conduzidas em silêncio, com cada participante escrevendo em um papel suas ideias. Depois que todos tiverem anotado suas ideias e colocado os papéis em um local visível, deve ser iniciado um debate que não leve em conta opiniões pessoais, mas que busque agrupar ideias semelhantes e ordená-las de acordo com aceitação, prioridade e viabilidade.

Também recomendamos o uso das chamadas ferramentas da qualidade.


Aprofundando-se no Design Thinking 


Em nosso curso, exploraremos algumas das técnicas mais eficazes do Design Thinking, como a prototipagem, testes rápidos e experimentação para validar novas ideias, além do uso fundamental da ferramenta de Storytelling para comunicar essas ideias. O Storytelling, por si só, é um campo vasto, e estamos desenvolvendo um curso dedicado exclusivamente a essa habilidade.


Um Design Thinker deve aprimorar sua habilidade de “contar histórias”, pois é essa ferramenta que ele usará diariamente para persuadir, questionar, inspirar oportunidades, ideias e soluções. Como uma abordagem centrada no ser humano, o Design Thinking requer interação entre várias pessoas, e isso só pode ser alcançado através da comunicação e da construção de histórias eficazes, capazes de gerar ações concretas em quem as ouve. No entanto, contar histórias deve ser sempre baseado em eventos específicos, e não em princípios gerais ou ideias vagas, pois estes exigem uma reflexão profunda e raramente provocarão ações imediatas.


Interessado no assunto? 

A ferramenta do Design Thinking está intrinsecamente ligada à melhoria e realização de projetos: ela trata de como criar mudanças inovadoras e, para isso, adota várias abordagens sobre como analisar processos. Oferecemos um currículo completo de Seis Sigma para que você possa entender mais sobre isso, especialmente o curso de Green Belt. Em breve, traremos mais posts, materiais e um curso completo sobre o Design Thinking.


Equipe Avalore

Agregando Valor.

Valorizando as Pessoas.

Alcançando Resultados.


Comments


ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS PARA SABER MAIS DETALHES, SEM COMPROMISSO

Obrigado pelo envio!

avalore

AGREGANDO VALOR
VALORIZANDO AS PESSOAS

ALCANÇANDO RESULTADOS

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

© 2024 - Avalore - Consultoria e Treinamentos. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por AVALORE

bottom of page