Como elaborar seu Currículo para atrair oportunidades?
- Renato Sanches
- 19 de fev. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de mar. de 2024

Qual é o estado atual do recrutamento?
Neste momento, os recrutadores estão a utilizar a extensa base de dados do LinkedIn para procurar candidatos cujos perfis tenham qualificações e/ou frases-chave específicas. Depois de realizar esta pesquisa, o LinkedIn apresenta aos recrutadores uma lista de “resultados de pesquisa” que inclui uma visão geral do perfil de cada potencial candidato.
Como alguém que está ativamente procurando emprego, seu objetivo é aparecer continuamente nos resultados da pesquisa candidatos que tenham habilidades semelhantes às suas, de preferência até mesmo as de seus concorrentes. Esse processo costuma ser chamado de SEO do LinkedIn ou o processo de otimização de sua classificação nos resultados de pesquisa do LinkedIn.
Eles se esforçam para se destacar da multidão e captar o interesse dos recrutadores para que eles sejam motivados a clicar no seu perfil, saber mais sobre você e, por fim, obter acesso ao seu perfil completo.
Este artigo oferece uma visão profunda do processo de pesquisa do LinkedIn e fornece dicas valiosas sobre como você pode se destacar da concorrência com sucesso!
Como funciona exatamente a pesquisa do LinkedIn?
Como os recrutadores pesquisam o banco de dados?
Para compreender melhor o processo de pesquisa do LinkedIn e o conceito de resultados de pesquisa, pense na maneira como você pesquisa painéis de empregos online. Você visita um site (por exemplo, Catho, Monster, etc.), insere uma série de palavras-chave ou seleciona um setor ou categoria em um menu suspenso e recebe uma lista de anúncios de emprego.
Você abre todos eles? Provavelmente não. Em vez disso, concentra-se naqueles que chamam sua atenção e parecem mais relevantes. Você provavelmente presta mais atenção nas primeiras páginas e menos nas páginas 3, 4, 5, etc.
Voltando ao LinkedIn, os recrutadores pesquisam o banco de dados de diversas maneiras.
Por exemplo, alguns usam a “Pesquisa Avançada” gratuita, que está disponível para todos os membros do LinkedIn. Outros procuram especificamente membros e atividades em grupos específicos.
Muitos confiam no serviço pago LinkedIn Recruiter, que oferece uma variedade de funções de pesquisa avançada. (É aconselhável que os candidatos assistam ao vídeo de demonstração para obter uma visão mais aprofundada do produto.) Outros descobrem candidatos por meio de uma pesquisa no Google.
Além disso, os recrutadores têm a opção de se inscrever para receber alertas de candidatos, semelhante à forma como os candidatos a emprego se inscrevem para receber “alertas de emprego”. Dessa forma, eles serão informados de forma proativa sobre novos candidatos que atendam às suas necessidades.
Como você pode otimizar seu perfil do LinkedIn para se beneficiar disso?
Existem inúmeras medidas que um candidato a emprego pode tomar para otimizar o seu perfil e adaptar-se a este processo de notificação do recrutador. Conforme mencionado, seu objetivo é aparecer em resultados de pesquisa relevantes, de preferência acima de outros candidatos (LinkedIn SEO) para se destacar nos resultados de pesquisa.
Você deseja que os recrutadores vejam o instantâneo do seu perfil e pensem: “Uau, esse é exatamente o candidato que estamos procurando” e, em seguida, cliquem nele para ver as informações completas do seu perfil.
Mas que estratégias existem?
Seu perfil deve estar 100% “completo” de acordo com os padrões do LinkedIn (classificação “All Star”).
Inclua um histórico de trabalho detalhado com cargos claros e descrições de cargos bem escritas que descrevam suas responsabilidades e principais realizações. Muitas pessoas se limitam a datas e cargos e perdem a chance de divulgar sua experiência e incluir palavras-chave importantes em seus perfis.
Inclua palavras-chave em seu perfil que indiquem o setor e a posição desejada. Essas palavras-chave podem ser inseridas em diferentes áreas do seu perfil, como nas descrições de seu cargo, no resumo do seu perfil, no seu cargo e até mesmo nas descrições do seu endereço público. Uma das maneiras mais eficazes de identificar essas palavras-chave é revisar as descrições de cargos atuais para as funções que você está almejando e ver quais palavras-chave são comumente usadas.
A maioria dos especialistas acredita que os usuários com maior número de conexões e recomendações têm classificação mais elevada nos resultados de pesquisa. Embora não haja confirmação oficial do LinkedIn, esta suposição parece intuitivamente razoável. Também é concebível que os recrutadores prefiram um número mínimo de recomendações aos candidatos.
Você provavelmente já ouviu o ditado: “Vista-se para a posição que você deseja, não para aquela que você ocupa.” Excelente conselho! Você tem uma foto de perfil profissional e atraente que faz parecer que você já tem o cargo que deseja? Você aparece como vice-presidente ou alguém que lidera a tecnologia de uma empresa? Você se parece com o chefe de criação de uma agência de publicidade de prestígio ou gostaria de uma atualização fotográfica? Nesta área, aconselho você a buscar feedback de uma fonte profissional ou objetiva que seja honesta sobre sua imagem online. Não deixe nada ao acaso!
O seu título vende efetivamente suas habilidades ou é bastante discreto? Você é um “Profissional de Marketing” ou um “Líder de Marketing Global?” Entusiasta de mídia social? Guru de publicidade online”. Algumas palavras adicionais podem tornar o título muito mais significativo.
Como você pode se vender melhor?
Ao procurar emprego, você precisa se apresentar como uma empresa que comercializa um produto ou serviço. Pense em quantos milhões de dólares são gastos todos os anos no desenvolvimento de slogans interessantes para produtos. O título do LinkedIn é como o seu slogan pessoal.
Evite links cruzados entre palavras-chave críticas, por exemplo “vendas/marketing”. Percebi que a tecnologia de busca do LinkedIn nem sempre reconhece as duas palavras separadamente. Em vez disso, use uma vírgula com espaço ou uma das barras verticais com espaços, por exemplo: “Marketing de vendas”.
Não coloque um trabalho fictício na seção Trabalho Atual. Já vi vários candidatos listarem algo como “Próximo Diretor de Crescimento” ou “Meu Próximo Emprego” como sua empresa mais recente. Isso pode impactar negativamente sua capacidade de aparecer nos resultados de pesquisa e pode não causar uma boa primeira impressão nos recrutadores que encontrarem você.
Seguindo essas dicas de otimização de perfil, você aumentará suas chances de aparecer favoravelmente nos resultados de pesquisa quando os recrutadores procurarem candidatos que correspondam às suas habilidades, formação e experiência. Também recomendo que os candidatos aprendam mais sobre o software LinkedIn Recruiter e como usá-lo. Conhecimento é poder!
Isso o ajudará a deixar claro o que você espera alcançar com sua carreira. Dessa forma, você pode conseguir o emprego que deseja e merece.
Equipe Avalore
Agregando Valor.
Valorizando as Pessoas.
Alcançando Resultados.
Comments