Treinamentos: como estruturar e capacitar equipes
- Renato Sanches
- 18 de fev. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de mar. de 2024

Como desenvolver e implementar programas de treinamento?
Quando me tornei coordenador da equipe de projeto elétrico da Aviação Comercial da Embraer, recebi um convite para ensinar no PPE (Programa Projetista Embraer). Este programa visava formar novos projetistas para atuarem nas mais diversas áreas. Eu já tinha bastante noção de como preparar e ministrar treinamentos, algo que só foi possível graças à orientação do meu mentor.
Durante esse período de aprendizado, tive a oportunidade de estudar o livro “The Adult Learner” de MALCOLM S. KNOWLES. Este livro, considerado um pilar fundamental na educação de adultos, foi onde me familiarizei com o conceito de andragogia e comecei a compreender a quantidade de erros que cometemos quando não estamos bem informados.
O conteúdo inicia com os autores delineando quais tópicos precisamos abordar no treinamento e como devemos proceder ao ensinar adultos.
Treinamentos: andragogia*
*A Andragogia, um método de ensino direcionado para adultos, é uma ferramenta versátil que transcende o ambiente tradicional da sala de aula. Sua aplicação não se limita ao contexto acadêmico, mas se estende a diversos setores da sociedade, incluindo o social, o político e o empresarial. Portanto, é uma abordagem educacional que pode ser efetivamente empregada em treinamentos, palestras e reuniões, proporcionando um aprendizado significativo e relevante para os adultos.
Após anos de meticulosa pesquisa e desenvolvimento, conseguimos conceber um método inovador que oferece treinamento personalizado para adultos. Aprofundando-se no estudo da andragogia, além dos princípios básicos, aprendemos a elaborar um plano de ensino adaptável ao conteúdo a ser ministrado.
Para cursos de natureza técnica, o ideal é começar com uma visão panorâmica da operação, equipamento ou sistema que será objeto de estudo. Em seguida, deve-se abordar o processo de inicialização, operação, desligamento, identificação de falhas e problemas, resolução de problemas e, finalmente, o desempenho autônomo.
Por outro lado, se o foco do seu curso ou treinamento for a gestão, é recomendável iniciar com a definição dos objetivos e propósitos, apresentar exemplos de bom e mau desempenho, explicar o modelo conceitual que se pretende ensinar, discutir os elementos do modelo, as técnicas, exercícios e dinâmicas (para ensinar como aplicar na prática o novo modelo proposto). O treinamento deve ser concluído com uma discussão sobre as implicações que este novo modelo terá na gestão dos negócios.
Como podemos incitar os alunos a se engajarem no aprendizado?
Diferentemente de crianças, adolescentes e estudantes, os adultos geralmente têm uma série de responsabilidades e preocupações, e seu curso pode não ser a prioridade imediata. Além disso, os adultos podem não perceber os benefícios de seus esforços tão rapidamente quanto gostariam, e estratégias de motivação infantil, como oferecer doces, não são eficazes com eles.
Ademais, os hábitos de estudo que possuíam podem ter sido esquecidos com o tempo. Muitos alunos adultos frequentemente se veem na necessidade de realizar um curso para aprimorar suas habilidades, manter sua posição profissional, obter um emprego ou avançar em seus planos de carreira. Todos esses fatores tornam desafiador motivar os alunos e transformá-los em participantes ativos.
Como aprimorar seu treinamento?
Desenvolva experiências de aprendizado valiosas e pertinentes, levando em consideração a idade e os interesses dos seus alunos.
Dê destaque ao conhecimento aplicável. É crucial estruturar um curso que ofereça relevância instantânea. Recursos de aprendizado que possam ser implementados na prática. Adultos valorizam mais o conhecimento aplicável, em detrimento de fatos e teorias abstratas.
Estimular a Exploração
Embora as crianças sejam conhecidas por sua curiosidade e espírito exploratório, os adultos também apreciam a oportunidade de construir conhecimento de maneira significativa. Por isso, é essencial disponibilizar uma variedade de materiais, referências, infográficos, vídeos curtos, palestras, podcasts e recursos gratuitos. Em um ambiente de aprendizado tão enriquecido, os alunos são mais propensos a se inspirar e encontrar algo que os motive a aprender mais.
Construir Comunidade e Integrar Mídias Sociais
Lembre-se de que as plataformas de mídia social são ferramentas poderosas para colaboração, feedback e compartilhamento. Você pode facilitar discussões em grupo e comunidades. As pessoas rapidamente começarão a trocar conhecimentos e também se divertirão. Afinal, as mídias sociais são divertidas!
Mais do que uma Voz por Trás do Vídeo
Adicione um toque pessoal. Seu curso precisa ter uma identidade. Esteja disponível para as pessoas, convide especialistas no assunto, autores, professores e outros especialistas para discussões ao vivo e sessões de perguntas e respostas.
Desafiar através de Jogos
Estruture diferentes exercícios de resolução de problemas e estudos de caso. Incentive seus alunos a buscar e encontrar soluções.
Utilize o Humor
O humor pode ser uma ótima ferramenta, mesmo com os alunos mais desmotivados em seu curso. Quando seus alunos sabem que você tem senso de humor, eles prestarão atenção ao seu material, pois não querem perder suas piadas espirituosas. Você nunca pode errar com isso.
Informações em Pequenas Doses
As pílulas de informação são essenciais, pois ajudam as pessoas a lembrar e assimilar informações. Pequenos pedaços de informação são mais fáceis de processar.
É isso que buscamos fazer na Avalore!
Equipe Avalore
Agregando Valor.
Valorizando as Pessoas.
Alcançando Resultados.
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